24 de agosto de 2009

Festa em honra de Stº António


Era sempre no terceiro fim-de-semana de Agosto que era festejada a festa em honra de Santo António na aldeia da Salaborda Nova.

Já passaram alguns anos desde que se deixou de celebrar a dita festa. Verdade seja dita que já não me lembro de tal! Recordo-me apenas de alguns anos terem sido feitas melhorias na capela e se ter realizado uma pequena cerimónia religiosa e de enfeitarmos o largo da capela. Lembro-me perfeitamente de fazer inúmeros balões em papel e de fitas coloridas.

Na sacristia ainda se podem ver algumas fogaças nuas, de madeira e com arames velhos, que percorriam as ruas da aldeia nos dia da procissão, recordando uma longínqua realidade.
A capela sofreu novamente em 2007 algumas melhorias, nomeadamente no telhado, sendo que os custos foram apenas suportados por aqueles que quiseram comparticipar sendo eles da aldeia ou amigos e vizinhos, não tendo sido feito qualquer peditório, tal como aconteceu em 1990.

A capela tem no seu interior um simples altar de mármore, onde estão o padroeiro, Stº António, Nª Srª de Fátima e Stª Catarina padroeira da freguesia. Nos últimos anos a capela recebeu também, por doação, duas figuras do Sagrado Coração de Jesus.

Capela simples, de uma aldeia modesta no interior do país, onde a sua ainda existência se deve à boa vontade dos moradores.

2 comentários:

Anónimo disse...

Terra simples, pessoas fantásticas, boas recordações enquanto criança e adolescente e muitas saudades das pessoas que já partiram.
Tal como foi referido pela autora: o cheio da terra molhada e das lareiras é uma das melhores lembranças que podemos guardar!
Um trabalho a continuar...

Paula disse...

Marlene, penso que o último ano em que a festa se realizou terá sido no dia em que o meu pai fez 50 anos - num dia 21 de Agosto de uns 25/27 anos atrás. Recordo-me perfeitamente desse dia em que tivemos quase todos aí, ainda na casa da minha avó Rosa.O arraial, se a memória não me falha, era na subida perto da tua casa.Boas recordações.Paula Bairradas