16 de outubro de 2011

Tortulhos

No Outono, com os primeiros dias de chuva, começam a surgir os tortulhos ("tartulhos" por nós designados). Os Tortulhos são cogumelos silvestres e podem ser confecionados de diferentes maneiras, no entanto os que eu mais aprecio são com ovos: fritamos bastante cebola picada am azeite, colocamos presunto picado ou restos de carne, os cogumelos lavados e espremidos, juntamos os ovos mexidos e acompanhamos com uma bela fatia de broa de milho.

Existe uma grande variedade de cogumelos, no entanto temos de ter muita atenção e cuidado ao apanha-los pois uns são comestíveis e outros são venenosos. Na Salaborda Nova podemos encontrar diferentes tipos de cogumelos, no entanto, eu, por uma questão de segurança e de conhecimento, só apanho os tradicionais "tartulhos".
Segundo o manual das boas práticas do ministério da agricultura, o tortulho nunca deve ser arrancado, mas sim cortado o pé, para garantir a manutenção da parte vegetativa (micélio), capaz de produzir outros cogumelos no mesmo local e no mesmo ano.

Também, nunca se deve apanhar exemplares demasiado jovens ( "tartulhos fechados") que ainda não completaram o desenvolvimento, de forma a garantir um período para a dispersão dos esporos, que se encontram na parte inferior do chapéu (píleo). São estes esporos que vão germinar e fundir-se com o micélio para produzir um novo cogumelo.

Em vez de colocarem no lixo os resíduos resultantes da preparação para o petisco, devolvam-nos ao local onde os colheram e vejam o resultado no ano seguinte.

Este ano o Outono está a demorar a chegar, por isso esperamos as primeiras chuvas para ir à procura dos "tartulhos".


.

Sem comentários: