11 de novembro de 2011

Merendeiras

Já lá vai mais de uma semana desde o dia de santos, no entanto não quero deixar de referir o que mais gosto de saborear nesta altura: as típicas merendeiras dos santos.

A receita da minha família é: 1 kg de batata, 1kg de farinha, 1 kg açúcar, 4 ovos, erva doce, canela,uma pitada de sal, 1 colher de café de fermento, passas de uva, nozes e pinhões. É tudo bem misturado com as mãos, de seguida tende-se pequenas bolas passas por farinha e colocam-se no forno a cozer. A tradição era em forno a lenha, no enanto hoje quase ninguém o faz. É mais rápido e cómodo faze-lo no forno a gás na cozinha.

Apesar da minha idade, todos os anos a minha madrinha me oferece umas quantas merendeiras destas que eu bem agradeço!

3 comentários:

Anónimo disse...

Marlene, estou c/ uma certa curiosidade em conhecer as ditas merendeiras, até porque ultimamente mandei construir um forno a lenha à antiga. A receita é mesmo assim? É que estou a achar muito acúcar para a quantidade de massa, e a batata, é mesmo? Não me conhece, mas identifico-me: Fernando um dos gêmeos da Balsa e por sinal primo do Salvador, os pais sabem de quem se trata. Cumpts.

mhenriques disse...

Olá Sr. Fernando, desculpe só agora lhe responder. Não sei se tive oportunidade de o conhecer pessoalmente, no entanto o seu nome é-me completamente familiar.Em relação à receita das merendeiras: esta é a que a minha mãe costuma usar, no entanto ela corta sempre na quantidade de açúcar, mas depende do gosto.
Tive muito gosto em falar consigo. Cumprimentos
Marlene Henriques

Anónimo disse...

Olá Marlene, também eu tenho andado afastado dos blogues nos últimos tempos e só agora reparar na sua resposta. Pois, agradeço-lhe a confirmação da receita, a qual penso pôr em prática dentro em breve. Melhor, testá-la no dito forno a lenha.
Cumprimentos, e como se diz no Brasil, até outra.
Boa saúde.
Fernando